
Às 9h30 iniciou-se o encontro com o acolhimento – momento de agradável convívio antes do início dos trabalhos. De seguida a Irmã Zélia Aires, directora o Secretariado Diocesano de Catequese, saudou todos e rezaram-se Laudes.
A primeira comunicação foi feita pelo Padre José Lobato que apresentou um tema sobre o sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial focando os seguintes pontos:
Sacerdócio de Jesus Cristo;
Jesus Cristo mediador perfeito entre Deus e os homens;
Sacerdotes, Reis, Profetas;
Dignidade de Filhos de Deus;
Sacerdócio Apostólico, Bispos;
Sucessão apostólica, Sacerdócio ministerial;
Catequista - especialista do gosto de falar com Deus, leva as crianças e os adolescentes a escutar Deus.
Depois de um curo intervalo, ouvimos o testemunho de três padres da nossa Diocese: Pe. Constantino Alves, pároco de Nossa Senhora da Conceição, de Setúbal; Pe. Casimiro Henriques, pároco de Corroios; Pe. Carlos Silva, com trabalho na Cúria, na Misericórdia de Setúbal e nas Irmãs da Apresentação de Maria.
Após o almoço, o Pe João Tavares, pároco da Moita, através de malabarismos, transmitiu o que é ser catequista e uma história sobre São João Bosco. Seguiu-se o visionamento do filme "Pescadores de Homens" sobre a importância do ministério sacerdotal e o despertar de vocações. Este serviu de introdução à actividade seguinte, debate/reflexão em grupos sobre questões relacionadas com acção catequética e a cultura vocacional. Antes da Eucaristia Crianças do Colégio Casa de Santa Ana dançaram e ofereceram a cada catequista uma flor e uma mensagem.
O nosso encontro culminou com a Eucaristia presidida por D. Gilberto. Na homilia fez-nos reflectir sobre a nossa vocação de membros da Igreja - «vós sois o corpo de Cristo e seus membros». Relembrando que somos membros activos duma Igreja que tem como cabeça Jesus Cristo Sumo-sacerdote, Profeta, Rei e Mediador Perfeito junto do Pai.
A Eucaristia foi animada pelo coro juvenil de Nossa Senhora da Conceição (Setúbal).
Os catequistas do Pinhal Novo agradecem a quem pensou, preparou e colaborou para que tudo decorresse tão bem. Sabemos que foi Jesus Cristo que proporcionou tudo, mas como Ele precisa de nós (seus membros), Parabéns aos colaboradores de Jesus Cristo!
Síntese do Trabalho dos Grupos
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não se esqueça de assinar a mensagem e de nos deixar o seu e-mail. Obrigado;)